Feira de Ciências
Título
– BIODIGESTORES NA ESCOLA
Autores:
Izabela Mota Pereira¹
Maria
Charlene Rodrigues¹
Renata
Tacilia de Castro²
1.
Alunas do CERE Pe. José Alves de Macêdo
2.
Professora de Química do CERE Pe. José Alves de Macêdo.
INTRODUÇÃO
A
química tem construído ao longo da sua história um diálogo com a
natureza, e se apropriando da utilização de energia renovável que
é hoje um tema abordado em todo o mundo, devido à preocupação com
a preservação do meio ambiente.
Entre
as energias renováveis, a biomassa se destaca pela excelente
disponibilidade que possui. Nessa perspectiva os biodigestores na
escola tem como objetivo proporcionar benefícios econômicos e de
sustentabilidade para toda comunidade escolar através dessa energia
de biomassa, o funcionamento do biodigestor se deve dos restos da
merenda escolar que vão ser aproveitados e servir de matéria prima,
o qual tem grande potencial energético, obtendo como um dos
produtos finais, o biogás. Esse gás tem em sua composição o gás
metano (CH4) que é altamente inflamável e poderá substituir o gás
butano diminuindo assim os gastos e também a poluição
atmosférica.
Dessa
forma podemos assegurar que é um equipamento que além de dar
destino adequado aos restos de comidas, diminui a contaminação
ambiental evitando a emissão de gás metano na atmosfera e
produzindo biogás, com destaque para o baixo custo, facilidade de
construção e economia com gás de cozinha.
METODOLOGIA
As
atividades do nosso projeto ocorreram em sala de aula com a
apresentação do projeto e aulas teóricas em torno do contexto que
trata do nosso objeto de estudo.
No
segundo momento organizamos uma aula de campo, dividindo a sala em
equipes de trabalho, e fomos até a localidade do sítio Brum
próximo a Icó, onde lá conhecemos de perto o biodigestor e todo
seu processo de funcionamento.
Por
último fizemos a montagem de uma maquete ,onde foi foi exposta nos
momentos de apresentação do projeto ,permitindo a divulgação das
atividades e proporcionando instantes de sensibilização e troca de
conhecimentos por parte dos docentes e discentes.
RESULTADOS
Esperamos
que esse projeto venha proporcionar melhorias na qualidade de vida da
nossa comunidade escolar, cuja finalidade é fornecer gás metano
através de matéria orgânica, gerando assim grandes economias.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Devido
a todos estes fatos, decidimos adotar o biogás; relacionando a sua
importância e a sua contribuição nos dias atuais para escolas que
buscam melhorias. Fica evidente portanto, o quanto a escola vai
economizar com a substituição do gás butano por o gás metano sem
falar que é uma fonte totalmente limpa e de boa qualidade.
Palavras-chave:
Biodigestores
- Biogás-Gás Metano-Dejetos de alimentos.
E-mail
para contato: bio-escola@hotmail.com
Título:
ECOSOFIA ?
Autores
Maria
Isabely C. Martins¹
Mariana
Ruth P. Q. Landim¹
Viviane
Correia Prado Ferreira²
1.
Alunas do CERE Pe. José Alves de Macêdo
2.
Professora de Filosofia do CERE Pe. José Alves de Macêdo.
INTRODUÇÃO:
Ecosofia
é um neologismo formado pela junção das palavras ecologia e
filosofia, ou seja, é um conceito que aproxima atitudes ecológicas
com o pensamento abstrato humano. Sua origem pode ser ligada a dois
filósofos chaves para a sua compreensão: o norueguês Arne Naess,
pai da ecologia profunda, e o pós-marxista Félix Guattari. Ambos os
conceitos expressam a necessidade da emergência de um novo
pensamento que coloca o homem como centro e medida do mundo, portanto
mestre e possessor da natureza, o qual fez culminar numa sociedade
progressista onde a destruição da vida natural e a deterioração
das relações humanas ameaçam a nossa própria espécie.
METODOLOGIA:
Por
meio da pesquisa bibliográfica houve a iniciativa de abordar a
filosofia ecosófica em relação ao lixo e os seus principais
problemas sociais e ambientais. Posteriormente foi feita visitas a
bairros e adjacências das margens do Rio Salgado da cidade de Icó.
Em loco registramos cenas de completo caos, abandono, destruição
ambiental, caracterizado pelo acumulo do lixo social produzido e
descartado de forma inconsciente em ambientes inapropriados e em
condições impróprias. Nesse ínterim aplicamos entrevista com
alguns moradores dessa localidade, acerca da problemática das
relações antrópicas que ameaçam a harmonia homem e habitat.
RESULTADOS:
Buscamos
com a realização do projeto um processo de educação ambiental,
mostrando a comunidade e a sociedade em geral, toda a problemática
com relação ao desperdício dos recursos naturais e da poluição
gerada pelo lixo. O nosso planeta precisa de atenção urgente, pois,
já estamos sentindo os efeitos desastrosos que a natureza está nos
impondo. Para que isso seja controlado, a única saída, é a
conscientização de todos, para que haja diminuição dos efeitos
nocivos dos detritos que jogamos fora. E essa conscientização, deve
levar a um novo modo de enxergar a Terra, para que a nossa vida no
Planeta seja garantida e consequentemente o aprimoramento da relação
Homem x Meio Ambiente se torne efetivo.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
Como
já citado anteriormente, devemos ter em mente esse novo
direcionamento, o famoso e falado consumo
sustentável,
usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem
comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. O
famoso jargão popular: Saber usar para nunca faltar, se faz mais do
que urgente em nossos dias. Devemos refletir no como agir e observar
o que está ao nosso redor, em nosso ambiente, para tomar uma atitude
consciente.
PALAVRAS-CHAVE:
Meio
Ambiente – Preservação – Consciência – Ecosofia.
E-mail
para contato: vivicprado@hotmail.com
-->
TÍTULO: A INFLUÊNCIA
DOS ESTRANGEIRISMOS NOS CONSUMO ENTRE OS JOVENS
AUTORES:
Ivana Borges Calaça¹
Pâmela Narjara Rolim
Nunes¹
Talita Lima da Silva²
1 Alunas do CERE Padre
José Alves de Macedo
2 Professora de língua
inglesa do CERE Padre José Alves de Macedo
INTRODUÇÃO
O uso dos
estrangeirismos é uma prática comum entre os falantes da língua
portuguesa. Este fenômeno é influenciado pelo processo de
globalização, principalmente nos negócios. As empresas buscam os
recursos adequados para a criação de suas marcas, pois elas se
destacam nos retornos financeiros e trazem um impacto positivo para
as organizações. Os comerciais e anúncios de produtos usam a
função conativa da linguagem, induzindo os jovens ao consumo
demasiado. Este projeto visa mostrar a influência dos
estrangeirismos no consumo entre os jovens, e como o uso das palavras
da língua inglesa estão presentes nas marcas e na publicidade.
METODOLOGIA
Para atingir os
objetivos realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza
quantitativa, com levantamento de dados, através de entrevistas com
os donos de lojas do município que vendem produtos com marcas
escritas em línguas estrangeiras e com os alunos do CERE Padre José
Alves de Macedo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um
questionário contendo seis perguntas a serem respondidas de forma
objetiva. A escola possui 712 alunos. Deste total utilizou-se 233
como amostra, com margem de erro de 5%.
RESULTADOS
Através da coleta de
dados realizada nas lojas verificou-se que os maiores consumidores
são os jovens e que existe uma procura demasiada pelas marcas
escritas em línguas estrangeiras, mesmo que estas sejam fabricadas
no Brasil. Assim, constatou-se que o uso de palavras estrangeiras
atrai e motiva o consumo. Os comerciantes afirmaram que os
adolescentes procuram camisetas com frases escritas em inglês, mesmo
não compreendendo o significado. Com esta pesquisa ficou claro que
as palavras estrangeiras são usadas como forma de motivar o consumo
de determinados produtos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho deu
ênfase ao setor de roupas e calçados, por compreender que este é o
ramo no qual existe maior de consumo entre os jovens. Todavia, ficou
claro que empresas de outras áreas usam as palavras estrangeiras,
principalmente da língua inglesa, por compreenderem que estas
chamarão à atenção do público consumidor. Vemos as palavras
estrangeiras nos nomes de lojas, academias, salões de beleza, nos
pratos servidos nos restaurantes, etc. O consumismo é uma prática
cada vez mais comum na sociedade. Não basta apenas oferecer
qualidade e bom preço nos produtos, mas também chamar à atenção
do consumidor com a marca. Com a pesquisa realizada, descobriu-se que
nenhuma loja do município vende marcas importadas. Todas são
brasileiras, entretanto muitas são escritas em inglês e outros
idiomas.
Palavras-chave:
Estrangeirismos, jovens, consumo, língua inglesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário