quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Projetos das áreas: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais


  Feira de Ciências

Título – BIODIGESTORES NA ESCOLA


Autores: Izabela Mota Pereira¹
Maria Charlene Rodrigues¹
Renata Tacilia de Castro²

1. Alunas do CERE Pe. José Alves de Macêdo
2. Professora de Química do CERE Pe. José Alves de Macêdo.

INTRODUÇÃO

A química tem construído ao longo da sua história um diálogo com a natureza, e se apropriando da utilização de energia renovável que é hoje um tema abordado em todo o mundo, devido à preocupação com a preservação do meio ambiente.
Entre as energias renováveis, a biomassa se destaca pela excelente disponibilidade que possui. Nessa perspectiva os biodigestores na escola tem como objetivo proporcionar benefícios econômicos e de sustentabilidade para toda comunidade escolar através dessa energia de biomassa, o funcionamento do biodigestor se deve dos restos da merenda escolar que vão ser aproveitados e servir de matéria prima, o qual tem grande potencial energético, obtendo como um dos produtos finais, o biogás. Esse gás tem em sua composição o gás metano (CH4) que é altamente inflamável e poderá substituir o gás butano diminuindo assim os gastos e também a poluição atmosférica.
Dessa forma podemos assegurar que é um equipamento que além de dar destino adequado aos restos de comidas, diminui a contaminação ambiental evitando a emissão de gás metano na atmosfera e produzindo biogás, com destaque para o baixo custo, facilidade de construção e economia com gás de cozinha.

METODOLOGIA

As atividades do nosso projeto ocorreram em sala de aula com a apresentação do projeto e aulas teóricas em torno do contexto que trata do nosso objeto de estudo.
No segundo momento organizamos uma aula de campo, dividindo a sala em equipes de trabalho, e fomos até a localidade do sítio Brum próximo a Icó, onde lá conhecemos de perto o biodigestor e todo seu processo de funcionamento.
Por último fizemos a montagem de uma maquete ,onde foi foi exposta nos momentos de apresentação do projeto ,permitindo a divulgação das atividades e proporcionando instantes de sensibilização e troca de conhecimentos por parte dos docentes e discentes.

RESULTADOS

Esperamos que esse projeto venha proporcionar melhorias na qualidade de vida da nossa comunidade escolar, cuja finalidade é fornecer gás metano através de matéria orgânica, gerando assim grandes economias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Devido a todos estes fatos, decidimos adotar o biogás; relacionando a sua importância e a sua contribuição nos dias atuais para escolas que buscam melhorias. Fica evidente portanto, o quanto a escola vai economizar com a substituição do gás butano por o gás metano sem falar que é uma fonte totalmente limpa e de boa qualidade.

Palavras-chave: Biodigestores - Biogás-Gás Metano-Dejetos de alimentos.

E-mail para contato: bio-escola@hotmail.com












   

Título: ECOSOFIA ?
Autores
Maria Isabely C. Martins¹
Mariana Ruth P. Q. Landim¹
Viviane Correia Prado Ferreira²

1. Alunas do CERE Pe. José Alves de Macêdo
2. Professora de Filosofia do CERE Pe. José Alves de Macêdo.

INTRODUÇÃO:
Ecosofia é um neologismo formado pela junção das palavras ecologia e filosofia, ou seja, é um conceito que aproxima atitudes ecológicas com o pensamento abstrato humano. Sua origem pode ser ligada a dois filósofos chaves para a sua compreensão: o norueguês Arne Naess, pai da ecologia profunda, e o pós-marxista Félix Guattari. Ambos os conceitos expressam a necessidade da emergência de um novo pensamento que coloca o homem como centro e medida do mundo, portanto mestre e possessor da natureza, o qual fez culminar numa sociedade progressista onde a destruição da vida natural e a deterioração das relações humanas ameaçam a nossa própria espécie.
METODOLOGIA:
Por meio da pesquisa bibliográfica houve a iniciativa de abordar a filosofia ecosófica em relação ao lixo e os seus principais problemas sociais e ambientais. Posteriormente foi feita visitas a bairros e adjacências das margens do Rio Salgado da cidade de Icó. Em loco registramos cenas de completo caos, abandono, destruição ambiental, caracterizado pelo acumulo do lixo social produzido e descartado de forma inconsciente em ambientes inapropriados e em condições impróprias. Nesse ínterim aplicamos entrevista com alguns moradores dessa localidade, acerca da problemática das relações antrópicas que ameaçam a harmonia homem e habitat.
RESULTADOS:
Buscamos com a realização do projeto um processo de educação ambiental, mostrando a comunidade e a sociedade em geral, toda a problemática com relação ao desperdício dos recursos naturais e da poluição gerada pelo lixo. O nosso planeta precisa de atenção urgente, pois, já estamos sentindo os efeitos desastrosos que a natureza está nos impondo. Para que isso seja controlado, a única saída, é a conscientização de todos, para que haja diminuição dos efeitos nocivos dos detritos que jogamos fora. E essa conscientização, deve levar a um novo modo de enxergar a Terra, para que a nossa vida no Planeta seja garantida e consequentemente o aprimoramento da relação Homem x Meio Ambiente se torne efetivo.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Como já citado anteriormente, devemos ter em mente esse novo direcionamento, o famoso e falado consumo sustentável, usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. O famoso jargão popular: Saber usar para nunca faltar, se faz mais do que urgente em nossos dias. Devemos refletir no como agir e observar o que está ao nosso redor, em nosso ambiente, para tomar uma atitude consciente.
PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente – Preservação – Consciência – Ecosofia.
E-mail para contato: vivicprado@hotmail.com





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TÍTULO: A INFLUÊNCIA DOS ESTRANGEIRISMOS NOS CONSUMO ENTRE OS JOVENS

AUTORES:
Ivana Borges Calaça¹
Pâmela Narjara Rolim Nunes¹
Talita Lima da Silva²

1 Alunas do CERE Padre José Alves de Macedo
2 Professora de língua inglesa do CERE Padre José Alves de Macedo


INTRODUÇÃO
O uso dos estrangeirismos é uma prática comum entre os falantes da língua portuguesa. Este fenômeno é influenciado pelo processo de globalização, principalmente nos negócios. As empresas buscam os recursos adequados para a criação de suas marcas, pois elas se destacam nos retornos financeiros e trazem um impacto positivo para as organizações. Os comerciais e anúncios de produtos usam a função conativa da linguagem, induzindo os jovens ao consumo demasiado. Este projeto visa mostrar a influência dos estrangeirismos no consumo entre os jovens, e como o uso das palavras da língua inglesa estão presentes nas marcas e na publicidade.


METODOLOGIA
Para atingir os objetivos realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa, com levantamento de dados, através de entrevistas com os donos de lojas do município que vendem produtos com marcas escritas em línguas estrangeiras e com os alunos do CERE Padre José Alves de Macedo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário contendo seis perguntas a serem respondidas de forma objetiva. A escola possui 712 alunos. Deste total utilizou-se 233 como amostra, com margem de erro de 5%.


RESULTADOS
Através da coleta de dados realizada nas lojas verificou-se que os maiores consumidores são os jovens e que existe uma procura demasiada pelas marcas escritas em línguas estrangeiras, mesmo que estas sejam fabricadas no Brasil. Assim, constatou-se que o uso de palavras estrangeiras atrai e motiva o consumo. Os comerciantes afirmaram que os adolescentes procuram camisetas com frases escritas em inglês, mesmo não compreendendo o significado. Com esta pesquisa ficou claro que as palavras estrangeiras são usadas como forma de motivar o consumo de determinados produtos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho deu ênfase ao setor de roupas e calçados, por compreender que este é o ramo no qual existe maior de consumo entre os jovens. Todavia, ficou claro que empresas de outras áreas usam as palavras estrangeiras, principalmente da língua inglesa, por compreenderem que estas chamarão à atenção do público consumidor. Vemos as palavras estrangeiras nos nomes de lojas, academias, salões de beleza, nos pratos servidos nos restaurantes, etc. O consumismo é uma prática cada vez mais comum na sociedade. Não basta apenas oferecer qualidade e bom preço nos produtos, mas também chamar à atenção do consumidor com a marca. Com a pesquisa realizada, descobriu-se que nenhuma loja do município vende marcas importadas. Todas são brasileiras, entretanto muitas são escritas em inglês e outros idiomas.

Palavras-chave: Estrangeirismos, jovens, consumo, língua inglesa.
E-mail para contato: talitaico@hotmail.com










 






































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