quinta-feira, 25 de abril de 2013

A sobrevivência do nosso índio








A SOBREVIVÊNCIA DO NOSSO INDÍGENA

Os índios tiveram e tem até hoje um papel muito importante para a História do Brasil. Eles contribuíram para o desenvolvimento de nossa cultura por meio de suas tradições.
No artesanato produziram objetos que foram feitos e preservados até hoje; deixaram algo que nós gostamos muito: a rede, e sua dança era praticada em forma de rituais de agradecimento por algo que tinham conseguido, através de festas comemorativas.
Nos dias atuais os índios estão passando por problemas de sobrevivência, na saúde, que é um assunto muito grave pois, sem assistência médica, muitos deles estão morrendo por causa de doenças graves como: tuberculose e malária. Crianças morrem antes de crescer. Outro fato que pode ser observado é a questão de terras pois as instituições governamentais não estão se preocupando em resolvê-las e os índios estão se revoltando: por causa disso, estão invadindo estas instituições á procura de soluções para esse problema.
Com relação a educação indígena enfrentam dificuldades também, pois sua língua não é trabalhada nas escolas públicas exceto na região norte do Brasil. Muita coisa precisa melhorar na nossa política para comemorarmos um dia do índio com orgulho e dignidade.

Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 1º A
Grupo: Reisiane Silva,           Nº 29
              Maria Amanda,        Nº 20
              Jaqueline,                  Nº 09
              Patricia Mota,           Nº 26







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário