terça-feira, 4 de junho de 2013

Alunos do Cerepjam visita o porto Pecém

A importância do terminal portuário de Pecém para a região nordeste do país

A partir de discussões em sala sobre o conhecimento do espaço em que vivemos, se questionou a hipotese de conhecer o porto que recebe toda mercadoria bruta do estado do Ceara. Conhecendo o local para se entender o global o professor diretor de turma Edgler com sua turma do 3º B fizeram um estudo de campo para o Pecém.

O estado cearense conta com um Produto Interno Bruto (PIB) calculado em mais de  R$ 45 bilhões de reais, PIB per capita (2005) de R$5.054 reais, obtendo destaque por possuir  a segunda maior economia da Região Nordeste do Brasil conforme a CEARÁPORTOS. Tal resultado é obtido através de fortes atrativos turísticos, contando com mais de 2 milhões de visitantes por ano, o que segundo dados do governo do Estado do Ceará resulta num setor de serviços que responde por 70,91% da riqueza gerada  no estado enquanto que o setor da Indústria gera os outros 23,07% da riqueza, e a Agropecuária 6,02%.
Ainda de acordo com a CEARÁPORTOS o estado conta com um balanço comercial (2007) de UU$219.915.871 sendo que as exportações são responsáveis por UU$ 1.185.797.643 e as importações, pela quantia de UU$ 1.405.713.514.

É devido a esses dados e a capacidade de expansão da região, que em março de 1995, após solicitação do Governo do Estado do Ceará, um  Grupamento de Navios Hidroceanográficos da Marinha do Brasil iniciaram levantamentos de dados ecobatimétricos (medição das profundidades submersas) na costa do estado,  na região do acidente geográfico  denominado de Ponta do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 km da capital do estado, Fortaleza.

Tal iniciativa do governo do Estado teve como objetivo promover o desenvolvimento econômico do Ceará, através da implantação do Complexo Industrial do Terminal Portuário do Pecém além de uma futura Zona de Processamento de Exportação (ZPE).  As ZPE´s, segundo a Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação – ABRAZPE, são distritos industriais incentivados, onde as empresas nela localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (não são obrigadas a converter em reais as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados - com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo, enquanto que apenas uma parcela de até 20% da produção vendida no mercado doméstico paga integralmente os impostos normalmente cobrados sobre as importações.  








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário