Alunos dos primeiros anos do Ensino Médio
fizeram recitações e dramatizações como Avaliação Parcial no 2º bimestre. A
leitura literária quando realizada de modo dinâmico possibilitou ao aluno:
usufruir da forma textual de maneira mais profunda; mostrar sua
competência no caminho da oralidade e da sensibilidade estética.
Ao ter contato com a linguagem do texto
medieval, o aluno percebeu que a escrita e o estilo eram bem diferentes da
linguagem do seu tempo.
O processo de memorização e entonação
tornou-se então desafiante e, às vezes, sofrível. Daí a necessidade de
trabalhar coletivamente, para despertar o gosto pelo texto original, sem cair
na tentação de adaptá-lo ou renegá-lo ao primeiro sinal de dificuldade
enfrentado pelo grupo. Alguns atropelos ocorreram nas salas, mas logo foram ajustados
pela boa vontade e coragem de todos e, no fim, valeram os aplausos como forma
de reconhecimento pela missão cumprida das turmas A, B ,C, E (manhã), G e H
(tarde).
De algum modo a “Cantiga sua partindo-se”
de João Ruiz de Castelo Branco permanecerá, pois em todos os tempos haverá uma
despedida amorosa atravessada por uma tristeza sem fim; Sá de Miranda não será
esquecido enquanto for atual o tema do conflito interior: “Comigo me desavim
[...] Não posso viver comigo / nem posso fugir de mim”.
Serão sempre atuais os autos Gil Vicente:
“Auto da Lusitânia” e “Auto da barca do inferno”, porque possuem a força
dramática que ultrapassa os séculos através do rico conteúdo simbólico que apresentam.
De modo especial permanecerá o
texto de Ariano Suassuna “O castigo da soberba” porque cantado ao modo repentista
agradou a todos.
Às tantas vozes afinadas e desentoadas,
meu bravo! bravo! bravíssimo!
by : Leireni- profª. de Língua Portuguesa
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