sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Seminários


      Alunos dos primeiros anos do Ensino Médio fizeram recitações e dramatizações como Avaliação Parcial no 2º bimestre. A leitura literária quando realizada de modo dinâmico possibilitou ao aluno: usufruir da forma textual de maneira mais profunda; mostrar sua competência no caminho da oralidade e da sensibilidade estética.
      Ao ter contato com a linguagem do texto medieval, o aluno percebeu que a escrita e o estilo eram bem diferentes da linguagem do seu tempo.
      O processo de memorização e entonação tornou-se então desafiante e, às vezes, sofrível. Daí a necessidade de trabalhar coletivamente, para despertar o gosto pelo texto original, sem cair na tentação de adaptá-lo ou renegá-lo ao primeiro sinal de dificuldade enfrentado pelo grupo. Alguns atropelos ocorreram nas salas, mas logo foram ajustados pela boa vontade e coragem de todos e, no fim, valeram os aplausos como forma de reconhecimento pela missão cumprida das turmas A, B ,C, E (manhã), G e H (tarde).
      De algum modo a “Cantiga sua partindo-se” de João Ruiz de Castelo Branco permanecerá, pois em todos os tempos haverá uma despedida amorosa atravessada por uma tristeza sem fim; Sá de Miranda não será esquecido enquanto for atual o tema do conflito interior: “Comigo me desavim [...] Não posso viver comigo / nem posso fugir de mim”.
     Serão sempre atuais os autos Gil Vicente: “Auto da Lusitânia” e “Auto da barca do inferno”, porque possuem a força dramática que ultrapassa os séculos através do rico conteúdo simbólico que apresentam.
     De modo especial permanecerá o texto de Ariano Suassuna “O castigo da soberba” porque cantado ao modo repentista agradou a todos.


     Às tantas vozes afinadas e desentoadas, meu bravo! bravo! bravíssimo!


     by : Leireni- profª. de Língua Portuguesa

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